TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA ( TBC )


Grupo de estudantes de intercambio da UFU - Universidade Federal de Uberlândia - guiados por moradores, no  PIC da Trilha, de bairros das proximidades da cachoeira do Bom Jardim - BONJA

O TBC - Turismo de base comunitária - é a verdadeira vivência e justa forma de troca e interação cultural, onde as pessoas envolvidas se relacionam diretamente através de inúmeras práticas do cotidiano dos ambientes visitados, realçando as necessidades e principalmente a abundancia de vida, a simplicidade grandiosa do bem viver. O empoderamento e autonomia são a base do TBC, estimulando a cooperação e o empreendedorismo socioambiental, com enfase nas práticas do turismo responsável, ecológico. Encontra-se roteiros onde a visitante é recebida na casa da anfitriã, conhece o dia a dia das famílias, alimenta-se da deliciosa 'culinária caseira' e sai em passeios pela periferia\favela, ou em vilas e comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, caipiras...

No PIC da Trilha em ação de coleta do lixo e plantio de arvores na cachoeira do Cassununga em Santo Antônio do Pinhal-SP, com moradores, ativistas e demais frequentadores do local.


É genial essa ação de capacitação e valorização de 'moradores de rua' para o serviço de guia de turismo, afinal são pessoas que vivem nas cidades e merecem o mesmo respeito e direitos que as demais pessoas, e com toda certeza conhecem muito bem principalmente as áreas centrais e turísticas das cidades para a condução em passeios. Pessoas em situação de rua desenvolvem por sobrevivência inúmeras habilidades e conhecimento, principalmente geográfico, de espaços públicos e ambientes de acolhimento, onde muitas vezes recebem alimento, 'ombro amigo' e carinho. Há inclusive bons profissionais e certificados em estudos acadêmicos de vários segmentos(engenharia, jurídico, ciências humanas...), assim como diversos artistas e pessoas capacitadas em outros serviços.

CHÁ DA HORTA: Evento realizado em nossa Horta Comunitária Pedagógica de Santo Antônio do Pinhal\SP em comemoração e pela conquista do espaço como sala de aula a céu aberto.


Valorize o TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA em sua região, participe ativamente das decisões e empodere as comunidades, seja como turista ou anfitriã. Compartilhe as boas ações pelo bem estar de um todo.
VIVA A SOCIEDADE DE BEM VIVER.
Texto escrito pelo Manufator para o PIC DA TRILHA.
#MANUFATOR - #Livreteiro\#Ativista e #funcionário da #natureza.
-----------------------------------------------------------------------------------
Saiba mais: Irlanda capacita pessoas em situação de rua para guia turístico. Clique no link da reportagem, a seguir > http://www.sonoticiaboa.com.br/2019/12/03/irlanda-tira-moradores-da-rua-e-os-transforma-em-guias-turisticos/?fbclid=IwAR2rm5TfkKCiGogFsjptnYUEN43uVmoNVRr10R53ztbhOEb5-mJmySVpEQQ

Comentários

  1. Excelente acao socio-ambiental.Fiquei admirado com a iniciativa e com os objetivos da acao. Gera convivencia, relacionamento, fruicao da natureza e ainda possibilita a inclusao de pessoas que precisam e pidem ser uteis. Parabens! Como faz para participar ? segue meu contato WhatsApp: 34 9 9653-2041 em Uberlandia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente, e com certeza essa reação é a melhor possível por se tratar de uma conexão que nos transporta ao além do que há e lá podemos tudo em um todo que somos. Vamos somando energia da luz de amor e alegria. Bora conversar melhor e realizar mais ações em Uberlândia, assim como as que se realizam em nossa cachoeira do bom jardim(BONJA), no Bosque do Jatobá... Tudibão sempre, e abração mágico.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a #CachuDoBonja

#NossoBosque do Jatobá em Uberlândia-Mg